Ecodoppler colorido na pesquisa da TVP aguda

 

Trombose venosa profunda é uma doença potencialmente grave causada pela formação de coágulos (trombos) no interior das veias profundas. Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas.

CAUSAS:
A principal causa da trombose venosa profunda é a imobilidade prolongada, comum não só nas viagens aéreas e terrestres que obrigam a pessoa a ficar sentada por horas na mesma posição (por isso, a doença ficou conhecida impropriamente como síndrome da classe econômica), mas também nos casos de permanência no leito em repouso por doenças e depois de cirurgias. Lesões nos vasos e desequilíbrio nos fatores de coagulação do sangue também são responsáveis pela formação de trombos.

SINTOMAS:
A trombose venosa profunda pode ser absolutamente assintomática. Quando aparecem, podem envolver: Edema(inchaço), dor, calor, rubor (vermelhidão) e rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.

DIAGNÓSTICOS:
O diagnóstico clínico é estabelecido com base nos sintomas e nos fatores de risco e confirmado por exames de laboratório e de imagem, como a ressonância magnética, a flebografia e o ecodoppler colorido, este último sendo o de mais baixo custo e mais acessível com praticamente, nenhum efeito colateral. Quanto mais precocemente for feito e mais cedo introduzido o tratamento, maior a possibilidade de reverter o quadro e evitar complicações e sequelas.

FATORES DE RISCO:

- Predisposição genética;
- Idade acima de 40 anos;
- Obesidade;
- Gravidez e pós-parto;
- Câncer;
- Uso de anticoncepcionais;
- Hormonoterapia;
- Dificuldade de deambulação;
- Veias varicosas(varizes) ;
- Tabagismo;
- Cirurgias de longa duração;
- Viagens aéreas ou terrestres que obriguem o passageiro a ficar sentado por muitas horas;
- Desidratação.

ESTAMOS REALIZANDO ESTE EXAME

Dr. José Alencar Lima Filho

Aperfeiçoamento médico - Ultrassonografia Geral pelo Hospital Santa Lydia e EURP/Fatesa - Escola de Ultrassonografia e Reciclagem Médica Ribeirão Preto-SP (carga horária 4.122h) - MEC Nº 740 de 09/08/2013, publicada no D.O.U de 12/08/2013. Atualização e preparatório Título Ultrassom Geral pela CETRUS - SP(carga horária 65 horas) entre os dias 6/05/2018 e 12/05/2018. 2015: Pós-Graduação em Ultrassonografia em Medicina Interna. (Carga Horária: 360 h). Fatesa – Faculdade de Tecnologia em Saúde / EURP – Escola de Ultrassonografia e Reciclagem Médica Ribeirão Preto-SP.

você pode marcar seus exames através dos nossos canais de atendimento

Whatsapp

(81) 98649.2531

Callcenter

(81) 3231.1111

nosso atendimento funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h.

Biofeto

Empresarial Casa Grande Derby
Praça do Derby, 149 - 7º andar - Recife/PE

CEP 52010-140

contato@biofeto.com.br
Topo
linkedingoogle-plustwitterfacebook