A febre amarela

Compartilhe:

 

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores que apresenta dois diferentes ciclos de transmissão: SILVESTRE (quando ocorre em área rural ou de floresta) e URBANO.

A ÚNICA forma de contagio é através da picada por um mosquito infectado, que no caso do ciclo urbano, é o Aedes aegypti, o mesmo transmissor da DENGUE e da ZICA, e não há possibilidade de transmissão direta de pessoa para pessoa. Porém, diferentemente desses outros dois tipos virais de doenças, contra a febre amarela existe a VACINA, que é sem dúvida a melhor forma de prevenção!

Disponível em todo o território brasileiro, a vacina deve ser tomada apenas por pessoas que residem ou vão viajar para locais de alta incidência da doença, respeitando um prazo de 10 dias antes da exposição ao vírus, e tem eficácia durante 10 anos. NÃO HÁ INDICAÇÃO DE VACINAÇÃO DA POPULAÇÃO QUE NÃO SERÁ EXPOSTA!

As GESTANTES, assim como IDOSOS e BEBÊS, só devem ser vacinados mediante recomendação médica, utilizando a vacina em DOSE ÚNICA e jamais a fracionada! E alguns grupos NÃO podem tomar a vacina: Recém-nascidos com menos de 9 meses, mulheres amamentando bebês com menos de 6 meses, alérgicos a ovo, portadores de HIV e/ou que tem contagem de células CD4 menor que 350, pessoas em tratamento com quimioterapia ou radioterapia, portadores de doenças autoimunes, e pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores. Mas é importante lembrar que há cuidados não invasivos que podem ser tomados para evitar os incômodos causados por insetos de uma forma geral e que podem ser utilizados por qualquer pessoa, de qualquer grupo, como repelentes, roupas compridas e mosquiteiros, principalmente em áreas consideradas de risco.

-

você pode marcar seus exames através dos nossos canais de atendimento

Whatsapp

(81) 98649.2531

Callcenter

(81) 3231.1111

nosso atendimento funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h.

Biofeto

Empresarial Casa Grande Derby
Praça do Derby, 149 - 7º andar - Recife/PE

CEP 52010-140

contato@biofeto.com.br
linkedingoogle-plustwitterfacebook
Topo